Carregando...
Por favor, espere!

menu

21 3431-3440

RE/MAX RV

Prevenção: o valor das simulações de emergência na administração predial

InicialArtigosPrevenção: o valor das simulações de emergência na administração predial
InicialArtigosPrevenção: o valor das simulações de emergência na administração predial

O seguro do carro é algo que a gente jamais quer ter a necessidade de usar, mas ninguém deixa de fazer. Salvo raras exceções. Entra ano; sai ano e a sua apólice está lá, intacta. Melhor assim. Basta chegar o momento da renovação e, novamente, optamos por uma ação preventiva que pode nos livrar de um prejuízo material. E assim pagamos pelo seguro mais uma vez. Mas e quando se fala de prevenção para a preservação da vida?

O Brasil ainda engatinha no que diz respeito a ações preventivas como os exercícios de abandono de edificações. Embora no Rio de Janeiro não haja uma obrigatoriedade legal a ser cumprida neste quesito, conhecer as saídas de emergência do prédio onde você trabalha pode salvar a sua vida e a vida de outras tantas pessoas. Mas para que isso aconteça é preciso treinar. As simulações ou exercícios de abandono têm um papel educativo importante, que pode determinar o tamanho de uma tragédia em caso de sinistro. E para que este objetivo seja alcançado é necessário o engajamento de todos: funcionários, colaboradores e até visitantes no momento de uma simulação.

Pautada sob uma forte influência da cultura de prevenção, a RV Gestão desenvolveu ao longo dos últimos 10 anos um pacote de ações preventivas e de valorização da vida dentro dos empreendimentos que administra. São medidas aparentemente simples, mas que precisam de tempo e dedicação para que sejam internalizadas entre os ocupantes de um edifício comercial ou residencial. Sempre na torcida para que não seja realmente necessário usar esses conhecimentos.

No Centro Empresarial Mário Henrique Simonsen (CEMHS) estamos caminhando para o 30º. Exercício de Abandono, que será realizado em setembro. Essas ações fazem parte da rotina do empreendimento e são agendadas periodicamente, em forma de rodízio, entre os oito blocos do condomínio, localizado na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Recentemente, tivemos uma adesão recorde, com 423 pessoas retiradas do bloco 02 em pouco mais de 7 minutos. Todas encaminhadas ao ponto de encontro de forma ordeira, sob a orientação da equipe de brigada contra Incêndios do condomínio e com o auxílio de colaboradores.

Esta atividade faz o ocupante do prédio (funcionário ou colaborador) conhecer os caminhos e saídas possíveis em caso de evento adverso. Ele passa a ter mais familiaridade com os mecanismos, com a sirene de alarme e com a ação de descer de forma organizada pelas escadas. É treino. E um treino fundamental, que pode ajudar a salvar vidas enquanto o socorro especializado está a caminho.

Como condomínio triplamente certificado, o CEMHS precisa realizar essas rotinas de forma obrigatória. Um bom hábito, que beneficia a todos os frequentadores do empreendimento e, principalmente, valoriza o patrimônio do condômino.

Outra atividade implementada pela RV Gestão é o Curso de Brigadista Interno, oferecido gratuitamente. Somente no CEMHS já são mais de 500 pessoas formadas em um curso básico. Nele os participantes absorvem noções sobre o uso de extintores, primeiros socorros, sobre o abandono da unidade e até sobre o socorro a portadores de necessidades especiais.

No curso de brigada interna há treinamento teórico e prático, sempre sob a supervisão de um consultor especializado. Em dois dias de curso os participantes aprendem a utilizar corretamente as mangueiras de água e os extintores apagando labaredas simuladas dentro de tonéis. No entanto, a adrenalina alcançada nestas aulas apenas simula uma situação real em que deve prevalecer a o equilíbrio e o bom senso.

Nossas Afiliações

Nossa Equipe

Visamos o coletivo e valorizamos cada colaborador. Todos são fundamentais para o nosso sucesso!

Eu sou:

Alexandre
Roxo

Gestão

Administrador de empresas, membro do IFMA e Diretor Regional da ABRAFAC. Está no mercado de FM há mais de 20 anos.

Eu sou:

Marisa
Panaro

Operações

Engenheira Civil com mais de 30 anos de atuação, sendo 15 anos em uma empresa multinacional de grande porte.

Eu sou:

Mônica
Laplace

Relacionamento

Jornalista formada há mais de 20 anos com ampla experiência e relacionamento com a grande Imprensa.

Eu sou:

Claudio
Firme

Local

Profissional com formação superior e curso técnico de auditor para normas ISO 9001, ISO 14.001, OHSAS 18.001 e ISO 50.001.

Eu sou:

Erika Mattos

Finanças

Graduada em Administração Industrial pelo Cefet – RJ. Mestre (stricto sensu) em Gestão da Inovação com ênfase em finanças pelo Cefet – RJ.

Deseja fazer parte de nossa equipe? clique aqui!